Análise Closed Beta “Black Desert Online SA”

Está chegando a hora de preparar o lanche e o açaí, pois Black Desert Online está cada vez mais próximo de chegar à América do Sul!

Depois de muitos anos com o IP bloqueado para a versão NA, os jogadores sul-americanos poderão finalmente ter a possibilidade de jogar o premiado MMO da desenvolvedora sul-coreana Pearl Abyss.

Para as terras latinas o jogo chegará pela empresa RedFox Games que já iniciou o trabalho de adaptação para seu público.

Todo o trabalho da RedFox levou ao segundo closed beta, que teve início no dia 01 e foi até o dia 07 de junho.

O início do CBT ficou agendado para as 20:00 BRT, porém como geralmente acontece em eventos como este, houve um atraso de algumas agora o que acabou levando a abertura dos servidores para depois das 00:00 BRT. Mesmo com o atraso os jogadores aguardaram ansiosos para começarem a se aventurarem pelas terras de Calpheon e Valência.

Durante o período de teste ocorreram vários eventos dentro do jogo no intuito de envolver e atrair ainda mais jogadores para o futuro lançamento do BDO.

Para essa semana de teste a RedFox disponibilizou várias chaves para jogadores previamente cadastrados e também puderam participar os jogadores que adquiriram pacotes prévios do jogo, estes por sua vez terão os itens que compõem seus pacotes devolvidos quando o jogo lançar oficialmente.

Então vamos lá!

Para o início do teste o jogo contou com as classes: Guerreiro, Caçadora, Feiticeira, Berserker, Bruxa e Mago e vários servidores para evitar filas.

Acordando…

Acordando…

O primeiro dia do teste, como sempre, estava com as áreas iniciais lotadas de jogadores famintos por jogarem BDO, tanto que as coitadas doninhas e os pobres lobos quase não tinham tempo de reaparecerem pois já eram mortos por um bando de aventureiros ávidos por chegarem logo ao nível 30 que afinal fazia parte de outro evento que presenteou os jogadores que alcançaram este nível e logaram todos os dias durante a semana de teste com um título especial para quando o jogo for lançado oficialmente.

Quanta informação!

Nesse primeiro momento já era possível notar alguns detalhes da versão que será lançada pela RedFox, como é o caso da tradução dos textos que se mostrou muito bem-feita, tanto com a descrição das habilidades, conteúdo das missões e os diálogos com os NPCs.

Apesar de o áudio ainda estar em inglês sempre há expectativa por parte dos jogadores que seus personagens favoritos possam falar seu idioma.

Finalmente 30!

O caminho para o nível 30 foi bem tranquilo, isso depois de várias missões iniciais de apresentação e centenas de monstros mortos. Aparentemente o objetivo da RedFox foi testar essas primeiras áreas assim como os níveis iniciais dos jogadores, tudo em busca de bugs.

Vale ressaltar que um dos eventos foi a Caça aos Bugs, que incentivou os jogadores a procurarem bugs dentro do jogo.

Acho que de cavalo é mais fácil!

Nesse período de testes vários recursos do jogo já estavam disponíveis. Os jogadores puderam testar o sistema de coleta, sistema de produção de itens, pesca, comércio e muito mais. Muitas opções para passar a semana se divertindo, como um bom jogo com características sandbox poderia oferecer.

Curtindo um sol!

Curtindo um sol

Durante todo o período de testes era normal encontrar jogadores parados pela estrada ou com varas de pescar nas mãos, muito provavelmente aproveitando a beleza dos cenários muito bem feitos com gráficos estonteantes e uma trilha sonora imersiva que durante muito tempo só era possível ser ouvida em vídeos espalhados na web, já que os jogadores de países sul-americanos, como o Brasil, não podiam jogar graças a um bloqueio no IP desse país.

Final de Festa!

No último dia de teste foi disponibilizada a classe de Domadora para a alegria dos jogadores que só falavam no chat o quanto queriam jogar com essa classe.

O fim da semana de teste foi marcado por mais alguns eventos disponibilizados pela equipe da RedFox que sempre esteve presente durante o período de testes e provou-se compromissada em levar a melhor experiência possível para os jogadores.

Cash Shop!

Money

Black Desert será um jogo Buy-to-Play, por isso para poder jogar no lançamento os jogadores terão de adquirir algum dos pacotes disponibilizados pela RedFox, cada um deles com um preço diferente e também contendo alguns brindes especiais.

Além disso o BDO contará com um Cash Shop que já pôde ser testado no CBT2.

Minhas preciosas pérolas!

Minhas preciosas pérolas!

Os itens vendidos no Cash Shop foram em sua maior parte cosméticos, além de expansão de inventário, mascotes para coleta de itens e montarias diferenciadas, coisas que não influenciaram diretamente no balanceamento do jogo.

Dessa forma o BDO não pode ser considerado Pay-to-Win.

Finale!

Finale!

A segunda semana de teste fechado foi com certeza muito divertida. A primeira impressão que os jogadores puderam ter do trabalho feito até agora pela RedFox é que o Black Desert está sendo muito bem adaptado para o público latino faltando apenas alguns pequenos detalhes de tradução a serem finalizados.

Os servidores estavam estáveis e a latência baixa para os padrões de jogos de MMO que geralmente estão localizados geograficamente distantes do público alvo, claro que a latência pode diminuir ainda mais se a RedFox mover seus servidores para algum país localizado na América do Sul.

O Cash Shop não possuía itens que davam alguma vantagem aos jogadores que o comprassem, mesmo assim o valor das pérolas estavam muito alto o que tende a desestimular os jogadores a usarem o serviço.

Vale a pena a RedFox analisar cuidadosamente os valores dos itens no Cash Shop, até mesmo para que a companhia possa ter o maior número de jogadores aproveitando os itens disponibilizados.

Como não poderia deixar de falar, Black Desert Online é um dos jogos mais aguardados pelo público latino e o trabalho feito até o momento pela RedFox mostra que ele tem tudo para ser bem lançado e perdurar no mercado por muito tempo.

Com pequenas correções ainda necessárias o jogo está praticamente pronto para ser lançado e chegar no mercado como uma opção divertida para os jogadores que gostam de jogos mais exigentes e com maior imersão.

Créditos: Douglas Lima

Gostou ou achou que faltou alguma coisa? Comente abaixo.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *